quinta-feira, 30 de abril de 2015



Arte À Vista!

O rabisco original de um artista independente



João é um dos artistas que vem se destacando no cenário independente de Sorocaba e região
João Marcos Alves, 21 anos, é músico, produtor musical e artista plástico! Hoje o foco fica na última habilidade citada, na de desenhar. Os primeiros passos artísticos de João começaram ainda cedo, aos 10 anos, influenciado pelo pai que trabalhava desenhando móveis. Pouco tempo depois ingressou em um curso de experimentação de desenho, mas conta que detestou pois travava muito o processo criativo e apenas repetia padrões ensinados. Essa se tornou a batalha de João no processo artístico, fazer algo único!


Obra produzida com caneta posca e aquarela

Mesmo após o traumatizante curso, João seguiu desenhando em busca de seu próprio estilo. Foi quando um amigo tatuador lhe apresentou novos materiais para auxiliar na composição de seus desenhos que João chegou no resultado que queria. Através da aquarela e diversos tipos de caneta adicionou vida a suas obras. Hoje os principais materiais usados por ele são aquarela (nacional e importada), canetas nanquim e posca (Japão), pincéis e até escova de dentes. Mas em um episódio um tanto quanto inusitado João descobriu outro ingrediente para suas obras, remédio de cachorro! Um dia por acidente sua mãe misturou suas tintas com um medicamento líquido que era de seu cachorro, João utilizou e percebeu que com o tempo a tela ganhava um tom embolorado. O resultado agradou e foi adotado em sua arte. 


Laranja e o ano da cabra 1

.
Laranja e o ano da cabra 2
As temáticas das obras de João abrangem a natureza animal, humana e questões sociais. Suas principais influências do meio artístico são Salvador Dali, Os Gêmeos, Jorge Kasoia, Brandon Boyd, André Deco, além do meio musical que reflete muito em suas obras, já que João também é músico. 

Atualmente João trabalha no estúdio musical Visceral, onde produz bandas e eventos culturais dos quais já expôs seu trabalho.

Para conferir mais obras clique AQUI ou AQUI





por Renan Brenga












2 comentários:

  1. Se o Roberto Carlos conhecesse os trabalhos do João Marcus, daria uma declaração pública, retificando sua afirmação anterior: "Esse cara não sou eu, é o João Marcus!".

    ResponderExcluir
  2. Se o Roberto Carlos conhecesse os trabalhos do João Marcus, daria uma declaração pública, retificando sua afirmação anterior: "Esse cara não sou eu; esse cara é o João Marcus!".

    ResponderExcluir